Numa das aulas do sétimo ano, quando se abordava o movimento de translação da terra para explicar a diferencial recepção de energia solar ao longo do ano, surgiu a necessidade de justificar a existência dos anos bissextos. E , logo depois, alguns alunos pensaram no nome dos meses.
Janeiro: O nome vem do deus romano Jano com duas faces que era um "porteiro celestial". A palavra ianua significa porta e o mês de janeiro representa justamente a entrada do ano.
Fevereiro: O termo vem da palavra februmm que significa purificar; neste mês acontecia um ritual de purificação romana.
Março: O nome vem do deus da guerra Marte; neste mês começa a primavera no hemisfério norte, que é uma ótima época para iniciar campanhas militares.
Abril: Neste mês existem duas versões. Uma delas é que o nome do mês vem de aperire que significa abrir, que lembraria o desabrochar das flores na primavera. Na outra o nome vem de aprilis, uma comemoraçao feita para a deusa Vénus.
Maio: Era uma homenagem a duas deusas, Maia e Flora, que acreditavam serem responsáveis pela primavera e o crescimento das flores.
Junho: Era uma homenagem a deusa Juno que era protetora da família e dos partos. Também pode ter derivado do clã romano junius.
Julho: No calendário romano, o primeiro, esse mês era chamado quintilius, porque era o quinto mês. Séculos depois foi rebatizado em homenagem ao imperador Julius Caesar que tinha sido assassinado.
Agosto: No primeiro calendário ele se chamava sextilis, porque era o sexto mês. Também foi rebatizado em homenagem ao imperador Augusto.
Setembro a Dezembro: Setembro vem da palavra septem,que significa sete, outubro vem de octo, que significa oito e assim por diante. Hoje o nome conserva a mesma posiçâo que o mês tinha no calendário romano.
Ano Bissexto
No caso do Calendário Gregoriano este dia extra é incluído no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias (ano com 366 dias) em lugar dos 28 dias de anos normais (ano de 365 dias)
Fonte: Wikipedia
Sem comentários:
Enviar um comentário